A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará divulgará nos próximos dias informações sobre pagamentos, descontos e valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Pará.
Os contribuintes proprietários de veículos emplacados no Estado poderão conferir abaixo como pagar o imposto, como calcular, obter descontos e demais informações do IPVA.
O IPVA incidente sobre veículo automotor rodoviário. Os valores a serem pagos pelos proprietários são calculados se levando em conta os valores venais do veículo e também a sua alíquota correspondente.
O valor venal de um veículo nada mais é do que o seu valor de mercado. No Estado do Pará é utilizado o valor aferido pela Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE.
Entre todos os impostos veiculares, o licenciamento 2025 CE é muito importante para que o seu veículo esteja em dia e você possa circular com o mesmo pelas rodovias dentro das leis de trânsito.
Já a alíquota irá variar de acordo com a categoria do veículo, sendo de 2,5% para veículos e de 1% para ônibus, micro-ônibus, tratores e motocicletas e caminhões.
Pagamentos, Vencimentos e Descontos de Impostos
O IPVA Ceará poderá ser pago de três formas: antecipação de forma integral, com desconto, parcelamento em três ou duas vezes, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento 2025 PI do veículo, também sem desconto.
Terão direito a desconto os proprietários de veículos que quitarem o IPVA até a data limite para o pagamento da primeira parcela da antecipação do imposto. Já no caso do licenciamento não tem esses desconto, já que a taxa é fixa.
O desconto será de 15% se o contribuinte não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos. Nos casos em que o contribuinte não tiver multas de trânsito no ano anterior o desconto será de 10%. Para as demais situações o desconto será de 5%.
O recolhimento do IPVA pode ser feito utilizando o Documento de Arrecadação Estadual, DAE.
A partir de janeiro a Secretaria Fazenda vai disponibilizar no Portal de Serviços () as informações necessárias para a impressão do DAE, para o recolhimento da cota única ou em parcelas.
Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado.
A frota tributável do Pará é de aproximadamente um milhão e trezentos mil veículos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.